BEM-VINDOS!

ESSE É NOSSO MAIS NOVO PROJETO NA ESCOLA.
TRABALHARMOS A CIDADANIA E APRENDERMOS JUNTO!

terça-feira, 29 de junho de 2010

PROJETO




PROJETO PARCEIROS DAS NOTINHAS
CLIENTELA: ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMPO DE DURAÇÃO: JULHO A DEZEMBRO/2010

1. JUSTIFICATIVA

Todos somos cidadãos de direitos e deveres a cumprir e a receber.
A Prefeitura Municipal tem sua cota de valores a receber através dos impostos recolhidos e nós munícipes temos o dever de exigir a nota fiscal dos produtos e serviços que são oferecidos dentro do nosso Município. O comércio local tem o dever de emitir notas e/ou cupons fiscal.

Através do projeto Educação Fiscal do Município de Arroio do Sal, organizamos uma roda de conversa para trazer um trabalho de arrecadação das notas fiscais ou cupons emitidos pelo comércio arroiossalense.
Garantir nossa participação cidadão na municipalidade é um dever que temos, mas como contribuintes dessa arrecadação através desse recolhimento podemos exercer de fato nossos direitos de reivindicar melhorais públicas em nossa Cidade.

Já iniciamos nas turmas do primeiro e segundo ano o projeto “Cuidadores da Rondinha”, onde os alunos recolhem em casa materiais de reaproveitamento: bandejas de isopor e latinhas de alumínio. Então já fazemos uma parte de consciência social retirando esse material da natureza, do lixo e podemos dar-lhes uma finalidade cultural, aproveitando-os para outro fim, que não a lixeira.

Agora, damos mais um passo na consciência de Cidadania coletiva: pedir a Nota Fiscal é um direito nosso e precisamos todos juntos colaborar com nosso Município na parte fiscal. Pois participando do projeto, recolhendo a nota ou o cupom fiscal estamos ajudando nosso Município a arrecadar mais valores monetários e com isso temos o direito de solicitar melhoria nos serviços públicos prestados oferecidos a toda a população do Município de Arroio do Sal.

Nossa escola também já participa do projeto “A Nota é Minha”, do Governo do Estado e vamos juntar essas duas ações: recolhendo as notas ou cupons fiscais do comércio local levando-os para dentro do projeto já existente, assim contribuímos com aumento da arrecadação fiscal já existente em nossa escola.

Isso justifica nosso projeto.

2. OBJETIVO GERAL

Recolher as notas e cupons fiscais do comércio local e trazê-las para a escola para trabalharmos cidadania, recolhimento de impostos e destinação do dinheiro público arrecadado através dos impostos, divulgando e envolvendo toda a Comunidade escolar no Projeto da Educação Fiscal.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Integrar a comunidade escolar e despertar a consciência de Cidadania, divulgando o Programa de Educação Fiscal como elemento educativo.
• Recolher notas e cupons fiscais do Comércio local.
• Realizar atividades de contagem, relacionar quantidade e numeral, seriar e classificar as notas e cupons fiscais através dos valores totais das notinhas recolhidas, e cálculos matemáticos de adição e subtração com as notas recolhidas.
• Listar e classificar os produtos ali relacionados e trabalhar as questões linguísticas que se apresentarem: diferenciar letra, número, produto. etc.
• Sortear um aluno através de cautela numerada, a cada 10 notas ou cupons trazidos, presenteando-o com material escolar.
• Destinar as notas e cupons fiscais recolhidos para o projeto “A nota é Minha” que nossa escola já participa, onde o aluno troca 30 cupons por uma cautela numerada e concorre a prêmios.
• Aproximar escola, família e comunidade por meio do projeto.

4. ATIVIDADES.

• Escolha do nome do projeto através de roda de conversa e formação de Comitê da Educação Fiscal, por voto direto.
• Enviar bilhetes informativos aos pais para divulgação e envolvimento das famílias no projeto.
• Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de recolher as notas fiscais nos estabelecimentos comerciais do Município.
• Registro das notas ou cupons fiscais: contagem individual e coletiva, quantidade e numeral; registro individual por aluno, com o nome e a quantidade trazida.
• Destaque da palavra escrita no cupom: nome do comércio fornecedor, lista das compras, valores numéricos.
• Associação letra e som, letra inicial e quantidade de letras nas palavras que aparecem no cupom.
• Agrupamento de notas ou cupons pelos valores totais da compra, seriação e classificação numérica.
• Registro final ao final do projeto, em dezembro, com quantidade de notas e/ou cupons arrecadados pelos alunos.
• Convidar o Setor Tributário Municipal para visitar nossa escola e fornecer maiores informações sobre arrecadação e tributos.


5. CRONOGRAMA

As atividades acontecerão conforme forem sendo necessárias no desenvolvimento das aulas ao longo do ano, sendo que o recebimento das notas ou cupons fiscais se dará uma vez na semana, ou mesmo diariamente.

6. METODOLOGIA

Roda de conversas, atividades em grupos e individuais, manuseio das notas e cupons, registros fotográficos, postagens virtuais, cartazes, premiação, uso de mapas do Município e ruas da Cidade, apresentação da quantidade das notas ou cupons recolhidos no fim do ano letivo.

7. AVALIAÇÃO

Será satisfatório se nossos alunos e a Comunidade escolar se envolverem com prazer e alegria nas atividades proporcionadas e delas tiraram proveito para crescerem em aprendizagem, tanto escolar quanto a aprendizagem da Cidadania, que é a garantia de nossos direitos através do deveres que cumprimos com esse trabalho: de exigir do comércio local sua contribuição legal junto aos cofres do Município, sabendo que o Município nos deve também demonstrar através da melhoria dos serviços Públicos que realmente vale a pena colaborarmos todos em prol da educação fiscal.

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